domingo, 4 de setembro de 2011

Instalando o Cx_freeze no linux

9/04/2011 10:42:00 AM
O Cx_freeze é um programa(melhor script) em python para transformar seu(s) código(s) python em um único arquivo executável, incluindo todas as importações do código, ou seja as bibliotecas. Mas aí vem a pergunta: Qual é a vantagem? Simples! com isso você poderá distribuir seu "programa" sem que o usuário precise instalar o python ou as bibliotecas no seu sistema para executar o programa, ele já é compilado com tudo, assim facilitando a vida de muita gente!

Então vamos lá, vou contar o que aconteceu comigo para conseguir instalá-lo no meu linux, primeiro fui lá e baixei o arquivo cx_freeze e descompactei, e então abri o diretório pelo terminal, e após isso rodei então o comando que pedia no arquivo README.txt:

python setup.py build

e recebi aquele erro que arquivo ou diretório não foi encontrado, tentei o próximo comando, vai que dar certo(como eu sou ingenuo):

python setup.py install

e o mesmo problema. Já estava desanimado, nem pensei eu seguir o erro. Após passar vários dias decidir tentar novamente, já tinha mudado o linux, vou tentar. Aí veio o mesmo erro, mas agora o acompanhei e falava sobre o arquivo no diretório "cx_freeze-4.2.3/source/util.c:6:20..." abri o arquivo e lá na linha 6 como indicava no erro, estava assim "#include ", procurei no diretório e nada, pensei "não é possível, tem alguma coisa errada, o python esta instalado, não era pra dar erro, era pra incluir a biblioteca Python.h" que deve estar no linux, e é nessas horas que descobrimos como nosso cérebro e tão magnífico, tive simplesmente um "flash" de uma situação passada que me aconteceu quando estava tentando instalar outro programa que não me lembro, mas a parte importante que resolveria, eu lembrei, que quando instalei o pacote "dev" do programa, que era o código fonte, simplesmente funcionou. Então o raciocínio veio em questão de segundo, instalar o pacote python-dev, abri o Synaptic e o fiz, adivinha!

rodei o comando novamente:

python setup.py build

e ele passou pelo erro em uma beleza só, como se estivesse assistindo o filme "Matrix" pela primeira vez(momento viajem)... e no final ainda pediu para dar mudar a permissão do arquivo build/scripts-2.7/cxfreeze de 644 para 755, não perdi tempo, partir logo para mudar, não estou afim de ver outro erro, alterei a permissão e rodei o segundo comando:

python setup.py install

com a mesma elegância do primeiro, o segundo passou pelo erro, e simplesmente finalizou.

Então para verificar se estava instalado, executei o comando:

cxfreeze

e lá estava o helper dele, deu tudo certo!


até a próxima...

0 comentários:

 
Abrir Rodape